Helvetica (2007).

Disponível em: <https://publicidademarketing.com/helvetica/>.

A fonte Helvetica surge em 1957 durante o período moderno do design gráfico e da tipografia para ganhar protagonismo no mundo capitalista. Usada em letreiros, propagandas, outdoors e diversos outros lugares, essa fonte reúne tudo que os tipógrafos esperavam diante da predominância, até então, do estilo oitocentista dentro da tipografia. Helvetica, além de trazer equilíbrio entre as proporções das partes superiores e inferiores da letra, traz também uma imensa indiferença à medida que se populariza, pois significa tudo e nada simultaneamente - ela está por toda parte, o que impede que assuma um significado específico ou gere uma determinada imagem ao leitor. As críticas pós-modernas a tal fonte se deparam com os elogios dos amantes do modernismo que consideram Helvetica como a organização, padronização e limpeza que a tipografia necessitava nos anos 1900. O documentário aborda especialmente a difusão dessa fonte pelos Estados Unidos da América, onde ela, até a atualidade, é vista a cada esquina. 

Comentários

Postagens mais visitadas